Twitter feed
– yesterday

Como pedir demissão?


Pesquisei sobre isso por toda internet (brasileira) e não encontrei nenhum artigo de como realmente agir em relação a isto. Ví muitos conselhos técnicos, mas nenhum realmente pessoal.

Como vemos em várias pesquisas, a Geração Y não consegue ficar parada em um emprego por muito tempo, está sempre em busca de ensinar e aprender cada vez mais, então segue a minha dica para você que está pensando em mudar de emprego:

Primeiro passo – Auto Avaliação

Se essa ideia passou por sua mente mais de 3 vezes em uma semana ou alguma vez quando você sentia-se bem, é hora de uma boa auto avaliação!

E o que avaliar?

Pense e anote quais são os motivos de você querer sair da empresa. (Dinheiro, cobranças, falta de crescimento, falta de credibilidade, mal chefe, cargo baixo…)

Pense e anote o que de fato você gostaria de fazer, se possível dentro da própria empresa. (Ter um salário maior, cargo maior, trocar de setor, trocar de chefe…)

Agora coloque em prioridade os motivos que o levam a querer deixar a empresa e o que gostaria de fazer/em que gostaria de trabalhar em duas colunas, uma ao lado da outra. Com esses dois fatores acima você vai chegar em uma resposta: É dinheiro o principal fator, é a credibilidade, é a visão da empresa, é o chefe, é a busca por novos desafios…

Analise se esta resposta pode ser suprida dentro da própria empresa. Se a resposta for sim a solução é:

Solução 1 – Devo ficar desde que tenha mudanças: Chame o seu chefe para um café e diga que você quer receber um feedback dele e que gostaria de dar o feedback sobre a empresa.

“Olá [chefe], tudo bem? Será que podíamos tomar um cafézinho mais tarde?”

“Gostaria de ouvir seu feedback em relação ao meu trabalho e compartilhar o meu feedback em relação a empresa”

Provavelmente seu chefe irá falar sobre seu trabalho e então chegará a sua vez. Seja franco e sempre focando no lado positivo do trabalho, se você quiser mudar de cargo foque em o quão bem você faz o seu trabalho hoje em dia e o quanto você contribuiu pelo tal e chegue no ponto de “Gostaria de novos desafios, pois quero agregar mais conhecimento tanto para mim quanto para a empresa e no cargo que estou hoje, sinto que não estou evoluindo mais e gostaria de saber se há possibilidades em curto prazo de trocar de cargo.”. Ele te dirá que sim ou que não. Se não há possibilidades você já sabe que não deve ficar, certo?

Finalize a conversa dizendo que fica triste por não ter essa oportunidade e passe para o segundo passo!

Se não achar conveniente pedir demissão neste momento, este foi um “aviso” ao chefe para que as coisas mudem.  Então comece a deixar claro para você que o próximo passo será pedir demissão. Aguarde uma semana já inciando a distribuição de suas tarefas para outras pessoas sem que elas percebam que você está deixando seu trabalho nas mãos delas e chame seu chefe para mais um cafézinho.

Solução 2 – Na segunda conversa com seu chefe, diga algo como: “Gostaria de anunciar que estou deixando a empresa. Eu realmente estou em busca de novos desafios para crescer pessoalmente e profissionalmente e tenho uma grande oportunidade. Poderei ficar até dia [o dia que finalizará o aviso prévio].

Nesta hora ele vai querer saber o porquê você realmente está deixando a empresa, se é por algo que ele fez de errado ou a empresa não está boa, também pode te oferecer um novo cargo ou aumento de salário. Se o que você está buscando é somente um novo cargo ou aumento de salário, coisas que ficaria satisfeito dentro da mesma empresa, aceite! Mas lembre-se que essa decisão deve ser por bastante tempo. Se você voltar com esse tipo de conversa em menos de 1 ano ficará mal visto na empresa.

Dica: Esteja sempre certo do que não quer e não aceite nada que tenha algo que você não queira incluso, por mais que as coisas que você queira estejam lá e seja sincero com quem está falando, principalmente seja sincero com você!

OK! Mas se o que você quer não pode ser feito dentro da empresa, é hora de passar para o segundo passo!

Segundo passo – O Futuro

Agora pense o que você vai fazer saindo da empresa. Vai para alguma outra empresa? Vai abrir seu negócio? Vai estudar?

Coloque as melhorias que terá em sua vida saindo da empresa juntamente com a solução retirada da coluna dos motivos de deixar a empresa com o que realmente quer fazer.

E se o que você quer, você não conseguirá dentro da empresa que está, veja a Solução 2 descrita acima.


Não vale a pena ficar postergando algo que não vai te deixar feliz. Quando você não está feliz com seu trabalho, sua produtividade cai, não beneficiando você e nem a empresa. Você não ficará em equilíbrio até que saiba que está no caminho certo para sua felicidade, afinal passamos mais tempo de nossas vidas trabalhando e se você não estiver feliz, isso quer dizer que no mínimo 60% do seu tempo você está infeliz e de fato “perdendo tempo”.

Veja isto sempre como a busca de novos caminhos, tanto pra você quanto para a empresa.

Não deixe a vida passar por você. Busque a felicidade sempre!

Comentários

Comentários



Share
Tags
Written by Mayara Campos

A package of big ideas, crazy about digital media, addicted to technology, sitcoms, movies, music, mobile, design... Your life is a tv show, a movie. You can't erase it, but you always can review, learn and write a new chapter!


Comments (1 comentário comentários)

  • 20/12/2011 at 11:50 pm

    [...] uma olhada no post “Como pedir demissão”, quem sabe não dá uma [...]

  • Deixar comentário